sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

STF nega liminar para garantir posse de Cássio Cunha Lima no Senado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, negou nesta sexta-feira (28) o pedido de liminar para garantir a posse no Senado Federal, no dia 1 º de feveiro, do ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima. Agora, o ex-governador tem de esperar o julgamento do STF.
Ele teve o registro barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com base na Lei da Ficha Limpa, recorreu ao STF, mas diante da proximidade da data da posse decidiu pedir uma decisão em caráter de urgência.
Se tivesse o registro liberado, Cunha Lima teria sido eleito senador em primeiro lugar, com mais de 1 milhão de votos. A Justiça Eleitoral considerou nulos os votos obtidos pelo ex-governador.        
Nesta quinta, o presidente do STF também negou pedido semelhante formulado pelo ex-governador do Amapá João Capiberibe, também barrado pela ficha limpa. Na decisão, Peluso afirmou que não existe risco de dano irreversível ao político se o caso for examinado durante a próxima legislatura. O registro de Cássio Cunha Lima foi barrado porque ele teve o mandato de governador cassado pelo TSE, em 2008.
Ele foi condenado por dois motivos: abuso de poder econômico e político e por conduta vedada a agente público. Segundo a acusação de abuso de poder, Cunha Lima foi condenado a pena de 3 anos de inelegibilidade, sentença já cumprida.
De acordo com o presidente do STF há dúvidas sobre o alcance da condenação ou das condenações impostas a Cunha Lima. O processo será distribuído ao relator no próximo dia 1º de fevereiro, quando termina o recesso judiciário.
                           

Shaolin já ouve conversas e esboça reações

Pela primeira vez, desde que chegou ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, o humorista Shaolin deu uma pequena demonstração de sensibilidade. Ontem à tarde, enquanto recebeu a visita de sua mulher, Maria Laudicéia dos Santos, o paciente mexeu o pé sutilmente ao ouvir uma conversa. O comediante começou a receber menos sedativos no início dessa semana, após ficar completamente sedado por três dias. De acordo com o assessor de Shaolin, Alessandro Bonfim, o quadro do comediante ainda é grave, mas os exames mostram uma evolução crescente.
- Cada dia é uma vitória. Ontem, quando as pessoas falavam, ele já esboçava algum tipo de reação, como estivesse escutando - conta.
Ainda segundo o assessor, a sedação não poderá ser reduzida diariamente, como se pensava anteriormente. Por ordem dos médicos que fazem o acompanhamento clínico, a redução está sendo feita em um ritmo mais lento.
Durante a internação, Shaolin está sendo submetido a exames que servirão para balizar a reconstituição do braço do comediante.
Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, de 39 anos, sofreu um acidente de carro, na noite do dia 18, quando trafegava pela BR 230 (Campina Grande), na Paraíba. Seu carro foi atingido por um caminhão que estava no sentido oposto e fazia uma ultrapassagem arriscada. O comediante teve traumatismo craniano e fratura exposta no braço esquerdo

Governo do Estado paga salários dos servidores na próxima semana

 
O secretário de Administração do Estado, Gilberto Carneiro, anunciou na noite desta quinta-feira (27) que o pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de janeiro vai acontecer nos dias 3 e 4 de fevereiro.

No dia 3, vão receber os aposentados e pensionistas. Já no dia 4, recebem os servidores da ativa, da administração direta e indireta.

O secretário salientou ainda que o Governo do Estado fez um esforço demasiado para fechar a folha deste mês, tendo em vista a situação caótica que o governador Ricardo Coutinho encontrou nas finanças do Executivo Estadual.

"Tivemos de fazer muitos ajustes nestes primeiros dias, mas o governador colocou como prioridade o pagamento dos servidores e, por isso, tivemos de nos dedicar para que o fechamento da folha ocorresse o mais rápido possível de forma a não prejudicar os servidores", concluiu o secretário.