segunda-feira, 2 de maio de 2011

TV paquistanesa diz que imagem do corpo de Bin Laden é falsa

Da France Presse
 
 Canais de televisão do Paquistão retiraram do ar nesta segunda-feira (2) imagens do suposto corpo de Osama Bin Laden, após a divulgação de que a foto era falsa.
Vários canais haviam mostrado uma imagem "não confirmada" do rosto ensanguentado de Bin Laden após os Estados Unidos terem anunciado que ele havia sido assassinado.
"Era uma imagem falsa, ela já havia circulado na internet em 2009", afirmou Rana Jawad, diretor do canal Geo TV de Islamabad.
A imagem exibida por TVs paquistanesas nesta segunda (2) e atribuída a Osama bin Laden (Foto: Reprodução / AP)A imagem exibida por TVs paquistanesas nesta segunda (2) e atribuída a Osama Bin Laden (Foto: Reprodução / AP)
"Fomos checar e descobrimos que ela era falsa, então retiramos imediatamente do ar", completou.
Os canais paquistaneses mais cedo haviam mostrado o rosto de Bin Laden ostentando uma barba negra e espessa, com uma quantidade menor de cabelo branco da que havia mostrado o mais recente vídeo do terrorista ainda em vida.
Também havia marcas de sangue na testa e têmporas de Bin Laden. O olho direito estava fechado, mas o branco do olho esquerdo era visível.
HelicópterosUm morador da região contou ter ouvido helicópteros sobrevoando a área antes de uma grande quantidade de tiros irromper entre a meia-noite de domingo e 1h da manhã da segunda-feira.
"As pessoas estavam dormindo. Eu ouvi barulho de helicópteros sobrevoando o céu", afirmou o homem, pedindo anonimato por estar receoso quanto a sua segurança.
"Eu levantei quando uma grande quantidade de tiros começou. O tiroteio continuou por algum tempo, então eu ouvi uma enorme explosão. As pessoas se levantaram e saíram de suas casas. Nós não sabíamos o que estava acontecendo".
"Ouvimos então sirenes de ambulâncias e policiais gritando. Vimos altas chamas saindo de alguns lugares. Todo mundo estava apavorado. Eu mesmo estava com muito medo".
"Hoje eu vi na televisão a notícia da morte de Osama. Eu não levei meus filhos à escola. Policiais e outras forças de segurança isolaram a área e nós não estamos autorizados a sair", completou.

Fortaleza de Bin Laden tinha forte sistema de segurança

Do G1, com agências internacionais
 
  Avaliada em cerca de US$ 1 milhão, a fortaleza de três andares onde se escondia Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda morto pelo Exército dos EUA nesta segunda-feira (2), possuía um forte sistema de segurança, de acordo com informações de oficiais do governo americano, relatadas por agências internacionais.
Não havia ligações telefônicas ou conexão com a internet. Ainda de acordo com as autoridades, o lixo da casa era queimado, em vez de ser colocado para a coleta.
Poucas janelas da casa davam para o exterior do complexo. O terraço tinha uma parede de privacidade de aproximadamente dois metros, disseram os oficiais.
mapa localiza bin laden versão 3 (Foto: Arte G1)mapa localiza bin laden versão 3 (Foto: Arte G1)
O esconderijo, que teria sido construído em 2005, foi localizado pelas forças norte-americanas no final de 2010, após mais de quatro anos de acompanhamento um dos mensageiros de segurança do líder. Para a localização do esconderijo, foram usadas informações obtidas a partir de presos capturados após o atentado de 11 de setembro de 2001.

De acordo com as autoridades dos EUA, a fortaleza era cerca de oito vezes maior do que outras casas da região e ficava ao final de uma estrada de terra estreita. Além dos portões e dos muros de segurança, o esconderijo tinha paredes internas para maior privacidade.

FOTO FOI DIVULGADA NESTA SEGUNDA.

SUPOSTA FOTO DO TERRORISTA BIN LADEN MORTO.Foto: HO/AFP 

TV divulga imagens do interior de mansão onde Bin Laden foi morto

Do G1, em São Paulo
 
Um vídeo obtido pelo rede americana ABC News mostra o interior da mansão onde, segundo autoridades americanas, o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, foi morto por forças americanas na madrugada desta segunda-feira (2), no Paquistão.
As imagens mostram um imenso buraco na parede do quarto da mansão, em Abbotabad, além de manchas de sangue na cama e no carpete.
Avaliada em cerca de US$ 1 milhão, a fortaleza de três andares onde se escondia Osama bin Laden possuía um forte sistema de segurança, de acordo com informações de oficiais do governo americano, relatadas por agências internacionais.
buraco no quarto bin laden (Foto: ABC News / Reuters)buraco no quarto bin laden (Foto: ABC News / Reuters)
cama bin laden 1 (Foto: ABC News / Reuters)cama bin laden 1 (Foto: ABC News / Reuters)

cama de bin laden (Foto: ABC News / Reuters)Mancha de sangue no carpete do quarto da mansão onde, segundo os EUA, Bin Laden foi morto na madrugada desta segunda (2), no Paquistão (Foto: ABC News / Reuters)

EUA anunciam a morte do terrorista Osama bin Laden no Paquistão

Do G1, com agências internacionais
 
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.
O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que a rede terrorista da al-Qaeda deve "quase certamente" tentar vingar a morte de Bin Laden.
"Apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está", disse o diretor da principal agência de espionagem dos EUA. "Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e nos devemos -e vamos- permanecer vigilantes e resolutos."
Sigilo
A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. A TV americana ABC mostrou imagens do interior do complexo.
Soldados paquistaneses no local em que Osama bin Laden foi morto neste domingo (1º) em Abbotabad, no Paquistão. (Foto: AP)Soldados paquistaneses na fortaleza em que Osama bin Laden foi morto na madrugada desta segunda-feira (pelo horário local, noite de domingo no Brasil) em Abbotabad, no Paquistão, segundo o governo dos EUA. O local estava isolado por um tapume vermelho (Foto: AP) FONTE G1