domingo, 2 de janeiro de 2011

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ricardo Coutinho toma posse sem Maranhão nem Cássio Cunha Lima

O governador Ricardo Coutinho (PSB) tomou posse neste sábado (1º) em dia bastante festivo. No entanto não teve suas solenidades prestigiadas nem por seu adversário o agora ex-governador José Maranhão, nem por seu maior aliado o também ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Mas com discursos afiados que incluíram os dois faltosos, o socialista pareceu não sentir a falta deles.



Com fama de de ser um administrador centralizador e personalista, Ricardo fez questão de construir sua fala em cima da promessa de poder repartido. Disse que vai dividir com seu vice, Rômulo Gouveia (PSDB) a governança e que fará um governo “lado a lado” com todas as lideranças políticas que o ajudaram no que chamou de árdua e lapidadora jornada que foi esta última campanha.

Cássio foi lembrado quando ele falou dos homens que “com vitalidade e experiência” farão parte do Senado e o ajudarão na governabilidade. O que ele parece ter esquecido é que o ex-governador está enrolado e pode não conseguir assumir uma das vagas do Congresso Nacional por conta de sua complicação com a Lei da Ficha Limpa. O tucano, através do microblog Twitter, explicou não ter comparecido por ter “passado do ponto” na celebração do Réveillon.

Maranhão não foi citado nominalmente, no entanto, sempre que o novo governante se referia às “políticas dos grupelos, dos atalhos, do favorecimento e dos jeitinhos” era para o último governo que ele apontava. Isso, estava dito no mesmo texto em que deseja que “as brigas sejam enterradas no passado e as contendas políticas sejam reservadas ao calendário eleitoral”.

Outro ponto curioso, este verificado na posse, no Espaço Cultural, é que apenas metade das cadeiras espalhadas pelo grande Praça do Povo foram ocupadas. Pelo jeito eram esperados neste dia internacional da ressaca, mais gente do que de fato compareceu. Por outro lado, os “integrantes da nova ordem tecnológica” que promoveram e incentivaram a criação de um chamado “e-governo”, mais uma vez lançaram Ricardo alto na Internet.

Durante a tarde, a transmissão da posse em tempo real pela web e a troca de comentários e links sobre o assunto emplacou o terceiro lugar no Trend Topics Brasil do Twitter, com a hashtag #umanovapb. Num dia em que a presidenta Dilma também tomou posse (ela ficou em primeiro nos TT Brasil) e vários outros governadores, estar entre os mais comentados significa que os ausentes no Espaço Cultural deviam estar acompanhando de casa


Nenhum comentário:

Postar um comentário